Desde 2014, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) está inserida nos projetos e modelagens técnicas da MPB Engenharia. Sua utilização é praticada mesmo antes da divulgação como estratégia nacional, feita em 2018. 

Neste avançado sistema de modelagem, são desenvolvidos detalhamentos, quantitativos, informações e intercâmbio entre disciplinas, que possibilitam maior eficiência na extração de custos e cronogramas de obra. 

Assim, a tecnologia deixou de ser um plano distante e passou a integrar projetos. O fluxo de trabalho foi otimizado, integrado com uma entrega ainda mais eficiente e precisa. ​

 

Importância da tecnologia BIM

 

O surgimento de novas tecnologias reflete em evoluções nas indústrias de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Com isso, softwares foram criados para materializar visualmente uma obra, mesmo que ela ainda não tenha sido iniciada.

Antes da implantação da tecnologia BIM, em 2018, a representação de projetos era feita em 2 dimensões (2D), de forma planificada. Com a modelagem BIM, a visualização um projeto em 3D tornou-se possível, trazendo uma versão antecipada das maquetes.

Além de facilitar a execução da obra, a modelagem permite controlar gastos e prevenir o risco de superfaturamento nas construções. A implantação também induz empresas privadas a utilizarem a tecnologia, exigida por lei em projetos públicos.

Assim, é possível apresentar ao cliente o custo real da obra, evitar erros de projeto durante a execução e consequentes custos adicionais.

 

Leia também: 

 

 

Diferenças: 3D e a modelagem BIM

 

A representação de um projeto em terceira dimensão produzia a ideia do projeto real, auxiliando a prévia visualização da obra. Porém, na tecnologia BIM, a reprodução da obra passa a ter parâmetros e informações além do 3D. Isso inclui até mesmo a exposição do trabalho de outros profissionais, marcas dos materiais ou qualquer outra especificação relevante.

Outra vantagem (e diferença) com o 3D é a permissão de acesso ao projeto por vários usuários, incluindo edições. Com isso, engenheiros, arquitetos e até clientes podem acompanhar as modificações e evoluções do trabalho.

Vale ressaltar que a tecnologia BIM não pode ser definida como 3D, pois trata-se de uma informação agregada a ele. A Building Information Modelin também não deve ser limitada a um software de modelagem, pois refere-se a uma metodologia de compatibilização e integração.

 

 

O plano de implantação do BIM também oferece uma plataforma online com o repositório das bibliotecas virtuais BIM no Brasil, que pode ser acessado clicando aqui.

 

 

 

Translate »