A qualidade dos estudos e projetos executivos da MPB Engenharia se estende e chega ao nordeste brasileiro. Em Teresina (PI), o Programa Lagoas do Norte beneficia mais de 112 mil moradores, em uma área com cerca de 1,311 hectares. As ações têm como objetivo conter o forte processo de degradação ambiental na área, além de inserir a população de baixa renda nas oportunidades de desenvolvimento urbano, econômico e social da cidade. ​

Desde 2014, a MPB Engenharia atua na região prestando inúmeros serviços, entre eles:

  • Obtenção dos Projetos Básicos e Executivos das obras de Requalificação Urbana e Ambiental (áreas 2, 3 e 4, bairro Parque Alvorado e parte do bairro São Joaquim) da área 1;
  • Plano de Reassentamento no Município de Teresina. ​


A região já chegou a ter 34 lagoas naturais, formadas pelos canais do rio Parnaíba. Atualmente, a maior parte delas encontra-se aterrada por ação dos moradores que criaram ou ampliaram a área de seus lotes. ​

 

Estudos e projetos executivos

 

No Programa Lagoas do Norte, a MPB Engenharia contribuiu com estudos e projetos executivos, como: ​​

  • Implantação de parque linear ao longo das lagoas e projeto urbanístico das áreas 2, 3 e 4; ​
  • Projetos de: Reestruturação do Sistema, implantação de Loteamentos de Reassentamento Involuntário, melhorias em moradias existentes, implantação e melhorias de equipamentos urbanos e de lazer; ​
  • Melhorias Ambientais; ​
  • Plano de Reassentamento Involuntário (PRI); ​
  • Avaliação Ambiental das Intervenções; ​
  • Plano de Operação e Manutenção dos Equipamentos e Infraestrutura Implantados; ​
  • Projetos para: Melhorias no Sistema de Abastecimento de Água, Implantação do Sistema de Esgoto Sanitário, Drenagem Urbana e Melhorias no Sistema de Macrodrenagem;
  • Desenvolvimento Econômico – Melhorias Socioeconômicas. ​

Os estudos e projetos executivos integram o Consórcio Teresina Sustentável, com objetivo de atingir o desenvolvimento sustentável na cidade. O Programa Lagoas do Norte (PLN) é promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Governo Federal.

 

 

Projetos e melhorias ambientais

 

A ocupação desordenada e inadequada do solo resulta em inúmeros impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, o programa de melhoria da qualidade ambiental Lagoas do Norte foi criado para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade, por meio de ações integradas, inter-relacionadas e tecnicamente planejadas.

Para conter o forte processo de degradação ambiental na área, foram implantadas ações de ordenamento do uso, ocupação do solo e saneamento ambiental na região. ​Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), o local registrava (antes das obras): Risco de inundações pela obstrução de caminhos naturais de drenagem, condições precárias de habitabilidade e insalubridade; ocupação de áreas impróprias para moradia, poucas oportunidades de renda e estímulo a atividades culturais, esportivas e de lazer.

 

Nova estrutura urbana conta com estradas e vias de acesso, parques e áreas de lazer no Parque Lagoas do Norte. (Créditos – Semplan Teresina – PI).

 

Dessa forma, melhorias foram projetadas em etapas, a fim de facilitar o processo de implantação. Na primeira fase, foram realizadas a drenagem e controle de cheias, coleta e tratamento de esgoto e melhoria das instalações sanitárias em residências de baixa renda.

Outro ponto positivo foi a participação da comunidade ativamente durante o período de implementação. Também foram promovidos o reassentamento das áreas de risco para novas habitações e sensibilização ambiental. A nova estrutura urbana conta com estradas e vias de acesso, parques, espaços culturais, escolas, postos de saúde e hortas comunitárias, tornando as lagoas características positivas da região.

 

Resultados

 

Atualmente, o Programa Lagoas do Norte oferece acesso ao saneamento a 25 mil moradores. Além disso, cerca de 26 mil pessoas foram protegidas das enchentes e 500 famílias foram reassentadas das áreas de risco. A construção do parque fornece drenagem adequada e espaço de lazer. Aproximadamente 170 famílias em situação de extrema pobreza foram beneficiadas com melhorias habitacionais.

Parque Lagoas do Norte possui quadra de areia, quadras poliesportivas e anfiteatro disponíveis aos cidadãos, entre outros. (Créditos: Semplan – Teresina – PI).

 

Outro ponto de destaque é o Parque Lagoas do Norte, construído após a limpeza das lagoas e revitalização da fauna e flora. Em uma área linear com 7 km de extensão, o parque possui bicicletário, anfiteatro, quadra de areia, estação de transbordo, quadras poliesportivas, horta comunitária, centro de Educação Infantil, pista de skate, estação elevatória, campo de futebol, praça, batalhão da Polícia Militar e sistema de vídeo monitoramento.

 

Delegação de representantes internacionais visitou o Parque Lagoas do Norte em 2018. (Créditos: Semplan – Teresina – PI)

 

Em 2018, o município chegou a receber a visita de uma delegação internacional para conhecer o Programa Lagoas do Norte. Representantes dos governos de Gana, Etiópia e Indonésia conheceram as comunidades e principais áreas beneficiadas pelo Programa. A visita teve como objetivo entender o funcionamento do projeto e adotar exemplos para uso nos seus respectivos países.

O programa segue promovendo obras e melhorias que beneficiam o público de Teresina e região.

 

Conheça outros projetos! 

 

 


Créditos/Informações: Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) – Teresina (PI).

Translate »