A aplicação da tecnologia com uso de novas ferramentas está integrada aos estudos e projetos da MPB Engenharia. Dentro do sistema BIM (Building information Modeling), por exemplo, podemos encontrar um subconjunto de operação 6D conhecido como “As Built”.

Projetado com representações técnicas, a ferramenta inclui plantas, cortes, fachadas, entre outros. O As Built, termo inglês que pode ser traduzido por “como construído”, ainda registra todas as mudanças efetivadas durante a execução e uso da obra. ​

Atualmente, novas tecnologias como o escaneamento a laser em 3D, possibilitam a elaboração de forma mais rápida e precisa. Com enorme importância nos planos de Engenharia e Arquitetura, o As Built é tratado em norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sob a NBR 14.645:2001. Continue a leitura e saiba mais sobre a aplicação desta poderosa ferramenta!

 

Aplicação

 

De forma resumida, podemos dizer que o As Built tem como objetivo documentar as condições de construção. Ele costuma ser elaborado manualmente, a partir de um levantamento métrico e detalhado. Com ele, é possível ter informações precisas sobre as estruturas e instalações locais, que representam a situação atual.

O processo identifica e registra as alterações na obra, atualizando o projeto executivo. Assim, serve como base para futuras mudanças que sejam necessárias. Quanto à elaboração, o As Built pode ser dividido entre as fases e execução e conclusão.

Além disso, a realização do projeto garante que a obra seja documentada corretamente, sem incoerência com o que foi planejado. A atualização dos planos originais pode ainda evitar diferenças e consequentes transtornos futuros. Para isso, os dados devem ser coletados da maneira mais precisa possível, de acordo com o que foi elaborado.

 

Registro de imprevistos

 

Assim como em qualquer outra área, há situações que fogem dos projetos de execução, como solo instável, área com rocha e encontro de lençol freático, entre outros. Além dos imprevistos, novas alterações podem ser necessárias. O histórico de mudanças no projeto pode ser documentado no As Built, que as relaciona durante ou após a execução da obra.

O registro também auxilia a prevenção de acidentes – em casos de imóveis antigos – e a constatação de que as ações atendem a legislação vigente.

 

Tecnologia Laser Scanner

 

No ramo da Engenharia, as frequentes inovações tecnológicas trazem vantagens que facilitam a elaboração e execução de projetos. Um bom exemplo é a aplicação de Laser Scanners, que, utilizando a tecnologia As Built, podem medir e digitalizar ambientes internos ou externos, com excelente precisão.

Nesta ferramenta, uma linha de luz laser captura digitalmente a forma dos ambientes, criando pontos de dados. De maneira rápida, detalhada e precisa, uma nuvem de dados 3D reproduz as informações dos cenários digitalizados. O uso desta ferramenta gera ganhos em produtividade, qualidade de reprodução e precisão. As nuvens criadas também podem ser usadas na criação de modelagens As Built 3D em BIM.

 

Além de uma representação tridimensional, a tecnologia As Built permite centralizar informações e gerir automaticamente dados de execução e manutenção. Investir nas mais recentes e modernas tecnologias certamente exigirá um empenho financeiro maior, porém com benefícios e reduções de custo a longo prazo.

 

Conheça outras áreas de atuação da MPB Engenharia:

 

Translate »