Building Information Modeling, ou somente BIM, é uma metodologia que auxilia o planejamento e desenvolvimento de projetos no setor de saneamento.
Traduzindo-se como Modelagem da Informação da Construção, o BIM é uma tendência no mundo todo porque se trata de um modelo virtual que se equipara a uma construção real, repleta de detalhes que facilitam o entendimento e o comportamento da construção durante o projeto.
Essa metodologia permite que diversos profissionais dividam o mesmo projeto através de um software que seja compatível com o BIM, dessa forma, é possível aplicar atualizações no modelo em tempo real, tornando o processo mais dinâmico e produtivo.
Além do mais, ele também é capaz de automatizar procedimentos e trabalhar com aspectos mais específicos durante a composição, afinal, por meio do BIM, é possível atribuir parâmetros como materiais usados, custos, propriedades térmicas, entre outras possibilidades.
Através destes modelos 3D BIM, especialistas da área do saneamento conseguem reduzir tempo e custos no projeto, executando um trabalho em equipe mais alinhado e permitindo entregas personalizadas e otimizadas.
De maneira resumida, o BIM promove o uso da tecnologia em função de trabalhos que proporcionam melhorias à sociedade.