A MPB participou da elaboração do Diagnóstico da situação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba – DRH Parnaíba – cujo objetivo é promover o conhecimento da atual condição hídrica da bacia, frente a suas características ambientais e pressões de uso, de modo a subsidiar a posterior elaboração do seu Plano de Recursos Hídricos.⠀
ÁREA DE ESTUDO E LOCALIZAÇÃO
Com aproximadamente 332.500 km² (3,9% do território nacional), a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (BHRP)1 é considerada uma das mais importantes da região Nordeste. Constitui na sua totalidade uma das 12 regiões hidrográficas brasileiras definidas pela Resolução CNRH n°32 de 2003, denominada Região Hidrográfica do Parnaíba. Tem como divisor de águas no limite sul a Serra da Tabatinga, que a separa da Região Hidrográfica do São Francisco. A oeste limita-se com a Bacia do Rio Itapecuru e, a leste com as Bacias dos rios Jaguaribe-Acaraú.
Seus limites geográficos abrange três estados brasileiros, sendo que a maior parte se estende sobre o estado do Piauí, ocupando 75% da área total da bacia (Tabela 1). O restante da bacia é constituído por parte dos estados do Maranhão e Ceará, representando 20% e 5% da área respectivamente (ANA, 2017).