Você já ouviu falar do BIM?
No conteúdo de hoje, vamos falar sobre essa tecnologia modificadora para a indústria.
Responsável por permitir simulações digitais detalhadas que permitem o acesso prévio a toda informação relacionada a um projeto de arquitetura, o BIM (Building Information Modeling) se tornou uma metodologia transformadora para a indústria de maneira geral.
Diferente do CAD que proporciona uma experiência visual e não detalhada de 2 ou 3 dimensões, o BIM se utiliza de um sistema de dados para oferecer uma visão amplificada com a quarta e a quinta dimensão (que correspondem a tempo e custos), levantando a possibilidade de um gerenciamento detalhado e inteligente durante o projeto.
Por meio do BIM, é possível automatizar processos de programação, diagnosticar detalhes, realizar análises minuciosas e levantar informações relacionadas a logística, manutenção, operação, construção, entre diversas outras possibilidades.
Também é possível incluir materiais reais que serão utilizados na construção, permitindo uma experiência muito mais detalhadas e que permite uma comunicação mais clara entre arquitetos, construtores, engenheiros e clientes, tornando as tomadas de decisões mais dinâmicas e diminuindo consideravelmente as eventuais mudanças de última hora ao longo do processo de construção.
Tudo isso através de uma tecnologia que modificou completamente o modus operandi da elaboração dos projetos arquitetônicos.