Celebrado em 10 de abril, o Dia da Engenharia foi criado em homenagem ao Tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita. O militar foi morto em 10 de abril de 1866 ao ser atingido por uma bala de canhão durante uma batalha. Em vida, o militar foi bacharel em Matemáticas e Ciências Físicas. Participou ainda da criação da primeira unidade de Engenharia do Exército Brasileiro, o 1º Batalhão de Engenharia.

A escolha da homenagem ao militar deve-se ao trabalho exemplar promovido por engenheiros do exército brasileiro. Villagran esteve à frente do Exército Brasileiro e foi Patrono da Arma da Engenharia. Juntos, os profissionais foram essenciais para a vitória durante a Guerra do Paraguai.

 

Patrono das armas da engenharia, João Carlos de Villagran Cabrita. Créditos/Reprodução: Exército Brasileiro. (eb.mil.br/patronos)

 

 

Contexto histórico

Considerado o maior conflito armado na América do Sul, a Guerra do Paraguai estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. Entre os países envolvidos, estavam o Paraguai e a chamada “Tríplice Aliança”, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

Assumindo o comando do 1º Batalhão de Engenheiros, Villagran e seu exército marchavam buscando o inimigo, chegando ao rio Paraná. Na madrugada de seis de abril de 1866, somavam-se no batalhão 900 homens, quatro canhões “La hitte” e quatro morteiros. Nesta data, uniram-se ao 7º Batalhão de Voluntários da Pátria, 14º Provisório de Infantaria e aos voluntários das províncias do Norte.

Segundo dados históricos, o ataque inimigo era previsível. Por isso, os soldados de Villagran trabalharam incansavelmente preparando a defesa da base insular. Apenas quatro dias após a chegada do exército brasileiro, mais de onze mil adversários contra-atacaram, camuflados durante a madrugada.

A coragem dos soldados brasileiros impediu a retirada exigida pelo exército inimigo. Ao fim da batalha, houveram 640 mortos e 62 prisioneiros paraguaios contra 52 baixas e 102 feridos da guarnição brasileira.

No amanhecer do dia 10 de abril, os clarins anunciavam o toque da vitória. Porém, a alegria foi interrompida pela notícia de que Villagran havia sido atingido na madrugada, durante a batalha. O comandante não resistiu aos ferimentos e faleceu aos 45 anos de idade.

 

Méritos à Engenharia 

Pouco antes da chegada da Família Real no Brasil, a manutenção do território dependia da construção de fortificações militares. Elas deviam levar as tropas portuguesas sobretudo ao longo do extenso litoral brasileiro.

Sendo assim, as organizações trabalham em obras de interesse nacional, demandadas pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

As Organizações Militares de Engenharia da Força Terrestre, por exemplo, contribuem para a segurança nacional há mais de cem anos. Entre os trabalhos, atuam nos setores de infraestrutura hidroviária, rodoviária, portuária e aeroportuária, além da preservação do meio ambiente.

 

 

Translate »