O reflorestamento é um conceito que busca diminuir e recuperar os danos causados pelo ser humano, geralmente relacionados ao desmatamento de áreas para plantio ou construções de obras.
Por esse motivo, neste conteúdo, iremos te mostrar porque o reflorestamento é tão importante para o meio ambiente.
Quando pensamos em reflorestamento, podemos dividi-lo em duas categorias: o comercial e o ecológico.
O comercial consiste em uma prática na qual as empresas realizam o plantio das próprias árvores para seus fins comerciais, sempre levando em conta que existem unidades de conservação e proteção que não podem ser desmatadas.
Já o ecológico é realizado para fins de recuperação de uma área nativa, geralmente em locais prejudicados e através do plantio de espécies compatíveis. Neste contexto, governos, empresas e ONG’s costumam estar envolvidas.
Por esse motivo, o reflorestamento se mostra uma prática muito importante para que empresas mantenham suas demandas em dia, sem deixar de lado a preservação ambiental, diminuindo os impactos negativos para o meio ambiente.
Além do mais, essa prática também é necessária para proporcionar um aumento da biodiversidade da fauna e da flora, tornando o ar mais puro e melhorando a preservação da natureza!