O saneamento básico e a saúde pública são condições indispensáveis na organização de uma sociedade. Porém, muitas pessoas não associam a importância de uma para o bom funcionamento da outra.
Recentemente, a ligação entre saúde pública e saneamento básico mostrou-se evidente em diversas áreas do país quando a principal recomendação para a prevenção da COVID-19 era o ato de lavar as mãos, ação aparentemente simples para muita gente, mas que atingia diretamente milhões de brasileiros sem acesso a água potável que, por conta disso, ficaram impossibilitados de se prevenir.
Mas não é só nesse caso que o saneamento básico e a saúde pública estão relacionados.
Na realidade, o saneamento básico é um dos pilares que ditam todo o contexto do sistema de saúde do país, quando ele não está bem estabelecido, o alcance de doenças contagiosas e infecciosas é proporcionalmente aumentado.
São inúmeras as doenças transmitidas por bactérias, vírus e germes presentes em águas sem tratamento adequado, confira abaixo alguns exemplos:
- Cólera
- Hepatite A
- Leptospirose
- Barriga d’água
- Entre outros
A boa notícia é que o Novo Marco do Saneamento pretende solucionar estes problemas para 99% da população até 2033, continue acompanhando as atualizações para saber mais!