Complementando a lista de importantes projetos executados pela MPB Engenharia, destacamos a Supervisão e Fiscalização na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Balneário Camboriú.
Entre os serviços prestados, estão a supervisão, fiscalização, consultoria, análise e elaboração de projetos na área de Saneamento Básico. As ações obedecem aos princípios estabelecidos na Política Ambiental, legislação, normas sanitárias e ambientais vigentes. As atividades também estão em conformidade com a Política Ambiental da Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento).
Projetos e serviços executados
O planejamento e gerenciamento das obras inclui a definição dos locais de frentes de serviço nas redes implantadas. A ativação de estações elevatórias de recalque (locais onde são feitos o bombeamento da água) também estão entre as ações envolvidas no planejamento.
A supervisão das obras inclui ensaios de resistência do concreto, imprescindíveis para garantir resistência à compressão e qualidade da estrutura. São realizados, ainda, conferência de armadura e formas, controles dimensionais, adequações no projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA), mapeamento no contorno de interferências, controle de repavimentação e acabamento.
A obra
Conhecida pelas belas praias, Balneário Camboriú já chegou a receber, em 2017, quase 4 milhões de turistas.
O crescimento no consumo hídrico, principalmente no período de Veraneio (dezembro a fevereiro) trouxe a necessidade de ampliação do SES. O projeto também inclui a modernização do sistema produtor de água tratada, com a ampliação de uma nova adutora. Ao final da obra, a capacidade nominal de tratamento passou de 670 litros por segundo para 1.000 litros por segundo.
De acordo com a Emasa, as obras de ampliação do SES compreendem trechos de rede coletora de esgoto em oito bairros de Balneário Camboriú. O projeto contempla 13.492 metros de rede coletora de Esgoto Sanitário, 11 Estações de Recalque, 3.086 metros de linhas de Recalque de Esgoto e Ligações de Esgoto.