O saneamento básico é considerado um dos pilares da infraestrutura de um país, afinal, ele contempla serviços de distribuição de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e drenagem de lixo, atividades que são totalmente relacionadas a expansão da saúde pública.
Essa relação é totalmente justificada quando pensamos nas ligações de diversas doenças com a falta de acesso a estruturas básicas, como por exemplo a água potável.
Quando não há uma estrutura de saneamento básico estabelecida, o consumo de água sem tratamento adequado acaba sendo estimulado, deixando milhões de pessoas suscetíveis a diferentes doenças como leptospirose, diarreia, cólera e diversos outros exemplos de complicações que são causadas por bactérias, vírus e germes presentes em águas contaminadas.
Essa situação se torna ainda mais agravante quando pensamos nas crianças, que durante os primeiros anos de vida, apresentam menor imunidade e acabam se tornando mais sensíveis para doenças que são espalhadas através da água.
Além do mais, a falta de saneamento também ocasiona situações negativas relacionadas a higiene pessoal das pessoas, onde por falta do acesso à água tratada, acabam impedindo que as mesmas sigam protocolos básicos relacionados a limpeza.
Por esse motivo, o investimento em saneamento básico permite que haja uma mudança exponencial desse cenário.
Quando implantado em uma comunidade de maneira eficiente, o saneamento estimula o controle de doenças, aumenta a capacidade de evolução intelectual, proporciona mais qualidade de vida e claro, melhora os índices de desenvolvimento humano, impedindo a proliferação de doenças relacionados à falta de saneamento.
A MPB Engenharia compreende a importância do saneamento básico para a população e por esse motivo, desenvolve projetos relacionados a expansão dessa demanda. Clique aqui para conhecer melhor os projetos de saneamento da MPB no estado de Santa Catarina!