Tais condições climáticas também influenciam diretamente nos recursos hídricos, e é sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje.
Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse artigo até o final. Relação do clima com os recursos hídricos:
Para entender como essa relação funciona, é preciso destacar que as principais condições de influência se dão a partir da precipitação pluviométrica e da evapotranspiração.
A precipitação pluviométrica se trata da deposição de água presente na atmosfera, que pode ser representada por fenômenos como chuva, neblina, chuvisco, granizo, entre outros.
Já a evapotranspiração se refere diretamente a transferência da água presente na superfície para a atmosfera, através do processo de evaporação ou transpiração.
Com isso em mente, é possível constatar que, a partir dessas variáveis, torna-se viável analisar a disponibilidade de água de um determinado local, apresentando um saldo médio entre a precipitação pluviométrica e a evapotranspiração.
E por esse motivo é possível entender e avaliar a quantidade de água no solo disponível para as plantas, prever indícios de períodos de secas ou de períodos úmidos, além de também ser capaz determinar o regime hídrico de uma região.