Essa afirmação se dá pelo contexto de que o consumo está cada vez mais em alta, aumentando por consequência a quantidade de lixo que é descartada de maneira irregular.
Essa situação abala diretamente a saúde pública e o impacto ambiental, por esse motivo, o consumo sustentável se tornou uma questão muito importante, visando principalmente a diminuição do descarte inadequado dos resíduos sólidos. O problema dos resíduos sólidos
Os resíduos sólidos se tornaram um problema por conta do crescimento populacional, que aumentou de maneira drástica a geração, coleta e o destino final desse tipo de material.
Por conta disso, a qualidade do meio ambiente também foi prejudicada, afinal, o aumento de resíduos sólidos promove diversas consequências negativas como o aumento dos custos para coleta e tratamento e a falta adequados para descarte, impactando diretamente o planeta e a sociedade de maneira geral.
No Brasil, foi promulgado em 2010 uma proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida na LEI 12.305/2010, buscando levar em consideração os problemas ocasionados por eles para propor medidas de consumo sustentáveis menos prejudiciais.
Hoje, o consumo sustentável é considerado um elemento fundamental para que a gestão de resíduos sólidos seja eficaz, promovendo estratégias e colaborando com a saúde pública e com a qualidade de vida através de procedimentos técnicos, políticos e administrativos.